Ambientes operacionais
Um sistema proprietário é onde o desenvolvedor não quer que seu produto seja alterado por terceiros. Ele protege o código fonte dos programas envolvidos (o código fonte é como se fosse a "receita" de um programa, que um compilador lê e gera o executável). Ele mantém direitos sobre cada item do sistema, as pessoas podem opinar algumas vezes mas quase nunca são ouvidas. O menu tal será de tal jeito, os recursos inclusos são definidos pela empresa fabricante, etc.
A maioria dos sistemas operacionais proprietários são comerciais, mas isso não é regra.
ALGUMAS VANTAGENS:
- Se for comercial: tem a vantagem de ter obrigação de suporte. Você pagou por ele. TEM que funcionar ou eles têm que te dar alguma satisfação (nem que seja de acordo com o contrato assinado ou subentendido na hora da compra ou instalação).
- Tem suporte por algum tempo definido (novamente, se você pagou por isso). Problemas graves, de segurança, etc, podem ser corrigidos e entregues aos clientes.
ALGUMAS DESVANTAGENS:
- Geralmente é comercial e é licenciado por máquina (caso de residências e escritórios) ou núcleo de processador e/ou usuário conectado a ele (caso de grandes servidores). Isso se traduz em mais custos. Você não pode instalar o seu sistema no PC ou notebook de um amigo. Ele tem que COMPRAR a licença de uso dele. Se você tem uma empresa com 300 computadores, terá que pagar 300 vezes pelo software (existem planos e promoções que podem amenizar isso, mas não tanto, o custo existe).
- Se der um problema grave ou não esperado pode ser que demore para ser corrigido. Se já passou do tempo de suporte previsto pela empresa fabricante, já era: seu sistema será bugado pra sempre (por mais que a fabricante possa te oferecer novas versões, só que pagas também).
- Você não pode modificar nem soltar versões modificadas do sistema (é fácil fazer isso com alguns programas, como vLite ou nLite no caso de Windows, mas