TRABALHO DE AMBIENTES OPERACIONAIS
Conceitue:
HARDWARE: é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar.
SOFTWARE: é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas.
PEOPLEWARE: são as pessoas que participam do processo de definição, construção e utilização o hardware e software.
FIRMWARE: é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.
DADOS: referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações.
INFORMAÇÃO: é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema que a recebe.
PROCESSAR DADOS: é um reconhecimentos dos dados em causa, por parte do sistema ou de software, para uma melhor leitura dos ficheiros e execução!
INFORMÁTICA: é um termo usado para descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas.
COMPUTADOR: é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.
REDE DE COMPUTADORES: é um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de computadores e outros dispositivos, com a finalidade de trocar informações e partilhar recursos.
PROTOCOLO: é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais.
INTERNET: é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial, ou seja, vários computadores e