Aula - Introdução a gestão de operações
Introdução e evolução histórica da gestão de produção e operações
Gestão de Produção e Operações
! Sistemas de produção e operação é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de produção (Empresas Industriais) ou operações (Empresas de serviços) – (Daniel A. Moreira).
! A gestão de operações:
!
Ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, de informação e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços.
!
A gestão de operações tem como objetivo atender as necessidades e/ ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes.
!
Além disso, deve também compatibilizar este objetivo com as necessidades de eficiência no uso dos recursos que os objetivos estratégicos da organização requerem.
Evolução da área
! Área nasce manufatureira e detalhista
! Expande-se para tornar-se estratégica
! Incorpora o tratamento de serviços
! Passa a tratar de redes de operações
Origens da área: difíceis de rastrear
! As grandes obras antigas têm maior probabilidade de ter sido os primeiros tipos de processos produtivos a requerer técnicas gerenciais para suas operações.
As Bases da Organização da Produção
! A revolução industrial na Inglaterra em 1778, marcou o início de profundas mudanças e tremendas inovações na organização da produção.
! Esta revolução baseou-se no conceito de divisão do trabalho ou especialização das tarefas inspiradas na obra “A riqueza das nações” de Adam Smith, publicada em 1776.
! Por meio da divisão do trabalho, as tarefas tendiam a tornar-se mais simples, mais concretas e mais mecânicas. American System of Manufacture
Watt, 1776 e seu motor a vapor
Eli Whitney – cotton gin (máquina de processar algodão)
Mosquete “Charleville” 1763, produzido em 1798 por Eli Whitney com peças intercambiáveis
American System