Sistemas Operacionais: Resumo
1.O que é um sistema operacional?
Segundo Harvey M. Deitel e Paul J. Deitel, na década de 1960, a definição de um sistema operacional como o software que controla o hardware estava de acordo com aquela realidade. Mas, como nos dias atuais o hardware executa várias aplicações concorrentes, podemos dizer que o sistema operacional é o software, que faz a comunicação amigável e segura entre o hardware e as aplicações, e ainda fornece uma interface entre o computador e o usuário.
Sistemas operacionais podem ser encontrados em diversos dispositivos, como telefones celulares, computadores – de bolso, pessoais ou de grande porte (mainframes) –, smartphones automóveis, aviões, aparelhos médicos e hospitalares etc.
HABILITAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA: SISTEMAS OPERACIONAIS E SOFTWARES APLICATIVOS VOL 1 PÁGINA 21
2. O que faz um Sistema Operacional (S.O.)?
Sua principal função é controlar o funcionamento do computador como um gerente dos vários recursos disponíveis no sistema. Um sistema de computação possui, normalmente, diversos componentes como terminais, impressoras, discos, fitas, etc. Quando utilizamos estes dispositivos não nos preocupamos com a maneira como são realizadas esta comunicação e os inúmeros detalhes envolvidos. Uma operação aparentemente simples como ler um disquete exige um conjunto muito grande de rotinas especificas, como por exemplo, converter um endereço lógico em físico, posicionar a cabeça na trilha correta, esperar pelo setor correto passar, etc. O sistema operacional serve então como uma interface entre o usuário e os recursos do sistema, tornando esta comunicação transparente.
Em um sistema multiusuário, onde vários usuários podem estar compartilhando recursos tais como disco ou memória, é necessário que todos tenham chance de ter acesso a esses recursos de forma que um usuário não interfira no trabalho do outro. O sistema operacional é responsável por permitir o acesso concorrente a esses recursos de forma