AMBIENTE OPERACIONAL Softwares Livres
Ambiente
Software livres
Windows
O sistema mais usado no mundo é o Windows XP, uma versão já um pouco antiga, mas a mais popular, e a que praticamente todo usuário de computador já usou alguma vez. Seu sucessor, chamado Windows Vista, foi uma versão quase que de transição para o último lançamento, o Windows 7.
O Windows 7 é considerado um sistema robusto e potente, e que exige computadores de alta capacidade e também máquinas mais novas e caras.
Por este motivo, muitos netbooks optam por versões de Windows mais leves, como o XP e até mesmo uma variante criada só para computadores de processamento limitado, o Windows CE.
As máquinas que rodam Windows têm a vantagem de serem compatíveis com a grande maioria dos programas comerciais e jogos, mas também possuem mais riscos de segurança, motivo pelo qual devem estar sempre sob a proteção de programas anti-vírus.
GNU Linux
O sistema operacional Linux foi criado por um programador chamado Linus
Torvalds e depois adotado por uma imensa comunidade de programadores em todo o mundo. É essencialmente um sistema livre e gratuito, que permite que o usuário faça todo tipo de alteração que desejar no sistema. Há uma comunidade de milhares de programadores fazendo isso diariamente.
É um sistema gratuito que possui várias versões diferentes, algumas delas desenvolvidas por empresas que ganham dinheiro oferecendo suporte técnico e ajuda. Por isso, não existe um só tipo de Linux, mas milhares de versões.
Antigamente, instalar e configurar uma das versões do Linux era complicado para pessoas sem conhecimentos avançados, mas hoje em dia, com distribuições como o Ubuntu, é relativamente tão fácil como instalar o Windows.
iOS
iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod touch, iPad e
Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros.
A interface do usuário do iOS é baseado