As vantagens dos softwares livres
Resumo:
Softwares livres são programas que não exigem licença para distribuição e podem ter seu código fonte alterado por qualquer usuário. Esses programas são gratuitos e vem se tornando cada vez mais uma ferramenta fundamental para o aprendizado e prática do conhecimento nas universidades, uma vez que são programas totalmente acessíveis e podem atingir uma grande diversidade de usuários.
Palavras chave: Software Livre, Universidade e conhecimento
1.Introdução:
Este artigo tem como objetivo principal enfatizar a importância do uso de softwares livres nas universidades, visando apresentar informações para que haja um melhor conhecimento sobre suas vantagens.
Atualmente, esses softwares vem ganhando a confiança de cada vez mais usuários e vem sendo implantados em grande parte das empresas do Brasil. Isso é possível porque esses programas são livres e normalmente desempenham as mesmas funções de outros softwares com código fonte fechado, onde o usuário não tem informações sobre o programa, além de pagar preços muito altos pelas licenças exigidas.
Contudo, veremos os benefícios dos softwares livres, juntamente com suas definições e as vantagens de utiliza-lo nas universidades.
2. Softwares Livres
Softwares livres são aqueles que respeitam a liberdade dos usuários, ou seja, possibilitam a cópia, estudo, execução e distribuição, além de mudanças e melhoras no software. Assim, os próprios usuários podem controlar o programa e suas funcionalidades. Isso significa que qualquer pessoa ou organização é livre para usá-lo em qualquer tipo de sistema computacional, ou para qualquer tipo de trabalho e propósito, sem precisar comunicar ao desenvolvedor ou qualquer outra entidade.
A liberdade de redistribuir deve incluir a possibilidade de se repassar tanto os códigos-fonte quanto os arquivos binários do programa, quando isso é possível, seja o programa original ou uma versão modificada. Não se pode exigir