Processo Osmose
Introdução:
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).A Elodea é uma das plantas para aquários mais comuns. Espécie crescimento rápido, a planta prefere água fria que quente mas aceita água quente se tenha uma iluminação adequada. Muito resistente e bonita, é pouco explorada por ser comum, mas compõem muito bem com outras plantas em aquários plantados, devido a seu aspecto translúcido e sua tonalidade brilhante. Excelentes oxigenadoras, são pouco exigentes quanto à quantidade de nutrientes.
Esta planta cresce com alguma facilidade desde que tenha a iluminação necessária. Para propagação da planta, como na maioria das plantas de caule, corte uma haste e plante essa haste superior da planta. Pode deixar a parte inferior (a planta mãe) plantada e ela criará dois ou mais rebentos.
O uso indiscriminado dos recursos naturais tem causado sérios problemas de contaminação de lençóis freáticos e cursos de água, principalmente devido à poluição química de origem orgânica e inorgânica. O zinco é um dos poluentes mais comumente encontrados nos efluentes industriais. As emissões antropogênicas são maiores que as naturais, provenientes das metalúrgicas, bacias de rejeitos da mineração, cinzas de processos de combustão, e o uso de produtos comerciais, tais como conservantes de madeira e fertilizantes a base de zinco. O processo da biossorção que emprega como adsorvente materiais de origem natural surge como uma tecnologia promissora e em atual expansão em relação à sua aplicação no