PROCESSO DE DESSALINIZAÇÃO POR OSMOSE REVERSA COMO SOLUÇÃO PARA ESCASSEZ DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
INSTITUTO POLITECNICO - Centro Universitário UNA
PROCESSO DE DESSALINIZAÇÃO POR OSMOSE REVERSA COMO SOLUÇÃO PARA ESCASSEZ DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
CURSO: Engenharia de Produção
Daniel Rodrigues da Cruz, Daniela Fernandes Lage, Philip lima, Rock Fernandes Goulart,
Tatiane Elizabeth dos Santos, Thiago Junior Goulart, Thiago Neves de Oliveira,
Wanderson Clayton Belchior
Professor TIDIR Orientador: Sandro Magalhães Malta.
Professores Co-orientadores: Alexandra Regina Rainha de Almeida Maia, Maria Ivonete Nogueira da Silva e Sandro Magalhães Malta.
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2. SUBTEMA: PROCESSO DE PRODUÇÃO E A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA COMO SOLUÇÃO TECNOLÓGICA.
3. INDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA:
O Nordeste é caracterizado por condições semiáridas, com baixa precipitação pluviométrica e por um solo predominantemente cristalino, que favorece a salinização dos lençóis freáticos. Até agora as iniciativas se restringiram a soluções paliativas, como a construção de açudes e a utilização de carros pipa.
A dessalinização de água através de osmose reversa apresenta-se como alternativa de purificação da água, uma vez que possui menor custo quando comparado com outros sistemas de dessalinização. Além de retirar o sal da água, este sistema permite ainda eliminar vírus, bactérias e fungos, melhorando assim a qualidade de vida da população interiorana. A integração com a energia fotovoltaica faz-se necessária devido ao baixo índice de eletrificação da região.
4. OBJETIVO:
Apresentar um sistema que se mostra uma alternativa viável na busca de uma solução para escassez de água do Nordeste, o processo de dessalinização de águas salobras por osmose reversa. Com ênfase nas questões socioeconômicas e ambientais, será demonstrado que esse processo é um dos mais viáveis.
5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:
A escassez de água, seja quantitativa ou qualitativa, tem sido uma constante preocupação ao longo da História da humanidade,