Observação do processo de osmose
O experimento foi realizado para a observação do processo de osmose, que acontece para igualar os meios que podem ser hipotônicos ou hipertônicos, e a observação da quebra de gordura da membrana citoplasmática. Foram utilizadas as seguintes substancias: Água destilada, água salina, álcool, água com detergente, e uma beterraba (objeto de observação), já que a beterraba é feita de células vegetais. Cada substância foi colocada em um recipiente separado, e foi posto dentro de cada recipiente um pedaço de beterraba fracionada igualmente. Foram observados os seguintes acontecimentos:
Processo de Osmose:
Recipiente I - Água destilada: A água destilada é hipotônica em relação à beterraba, isso provoca a entrada de água nas células para igualar os meios, ou seja, isso é o processo de osmose. Essa reação foi passiva, ou seja, não houve gasto de energia.
Recipiente II – Água salina: A água salina é hipertônica em relação à beterraba, isso provoca um processo de desidratação das células para igualar os meios, a água sai da célula e vai para o meio, isso é o processo de osmose. Essa reação foi passiva, ou seja, não houve gasto de energia.
Observações adicionais: A água destilada é hipotônica em relação à beterraba, e a beterraba é hipertônica em relação à água destilada, e é essa diferença que provoca o processo de osmose, assim como na água salina, que é hipertônica em relação à beterraba, e a beterraba é hipotônica em relação à água salina.
Processo de quebra da membrana citoplasmática:
Recipiente III - Álcool: O álcool é uma substância que quebra células de gordura, ao entrar em contato com a beterraba ele dissolve a membrana citoplasmática e destrói a célula, já que a membrana é formada por gordura. Recipiente IV – Água e detergente: O detergente, assim como o álcool, é uma substância que quebra células de gordura, e ao entrar em contato com a beterraba, ele dissolve a membrana citoplasmática que gera a destruição da célula.