Relatório sobre a osmose
Observação microscópica da osmose em células eucarióticas vegetais
Introdução
Durante as aulas foi abordado o tema: “Transportes Transmembranares”, incluindo-se dentro deste, o processo de osmose, no qual surgiu a pergunta desta actividade: “Em que sentido ocorre o fluxo de àgua na membrana celular?”, para uma maior compreensão deste movimento a turma realizou a actividade prática apresentada neste relatório que fez com que esta não só testasse os movimentos da água nas células, mas assim como, a permeabilidade selectiva da membrana, no caso de células vegetais.
Esta actividade foi útil para estudar a osmose em tecidos vegetais. A osmose é um movimento resultante e moléculas aquosas através de uma membrana semipermeável, este movimento é conduzido pela diferença na concentração de solutos em cada lado da membrana.. A osmose é processo muito importante para as células, pois a sua sobrevivência depende do equilíbrio químico e osmótico com o meio ambiente.
As membranas das células vegetais são selectivamente permeáveis, ou seja elas permitem o movimento de água e de outras pequenas substancias (neste caso o movimento de solutos).
A osmose é o caso particular de difusão (movimento do solvente e do soluto é individual) em que duas soluções estão separadas por uma membrana com permeabilidade selectiva. As membranas biológicas geralmente deixam passar com muita facilidade as moléculas de água, enquanto que as moléculas de solutos sofrem restrições de intensidade variável, dependendo da selectividade da membrana, além de outros factores.
A plasmólise é a retracção do volume das células por perda de água. Este fenómeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertónico, ou seja, quando o meio extrior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água por osmose.O fenómeno contrario, a turgescência, pode ocorrer quando a célula se encontra num meio hipotónico e absorve agua por osmose, podendo