Relatório de Prática sobre Osmose
Observar como as células vegetais utilizados se comportam mediante plasmólise e deplasmólise.
2. Introdução:
Os estômatos, também denominados de células-guardas, são estruturas epidermáticas de formato reniforme, presentes principalmente na face inferior (axial) das folhas.
Osmose é a movimentação da água entre diversos tipos de concentração de substancias que podem ser dissolvidas. Osmose é um processo que envolve a física e a química e é essencial para a sobrevivência das células.
São formados por duas células altamente especializadas, rica em cloroplastos (pigmento fotossintético), possuindo uma abertura regulável (ostíolo) através da qual ocorrem as difusões de trocas gasosas entre a planta e o ar atmosférico.
Desidratação
A secagem consiste na retirada de parte da água dos alimentos. Os micro-organismos presentes no alimento precisam de água para suas funções vitais. Ao retirar a água, consegue-se diminuir consideravelmente as ações microbiológicas no alimento.
Por osmose: Consiste na imersão do alimento, geralmente frutas e verduras, em solução abaixo do ponto de saturação do soluto. O soluto retira a água do alimento, desidratando-o.
Transporte Passivo
Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concentrações nas duas faces da membrana. Não envolve gasto de energia.
A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica. Difusão
Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio. É um processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distâncias percorridas forem curtas. A passagem de substâncias, através da membrana, se dá em resposta ao gradiente de concentração.
Difusão Facilitada
Certas substâncias entram na célula a