Processo da Osmose
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DO PROCESSO DA OSMOSE
INTRODUÇÃO:
O processo da Osmose é um fenômeno no qual a água se movimenta através da membrana, passando de um meio com menor concentração de soluto (hipotônico) para uma de maior concentração (hipertônico), igualando assim ambos. Como não envolve gasto de energia (ATP), é considerado um tipo de transporte passivo. Cabe lembrar que a Osmose só vai ocorrer quando a membrana for semipermeável. Caso contrário, o soluto e o solvente irão se difundir através dela, impedindo seu processo. A água é um dos exemplos, já que ela não consegue atravessar a membrana com muita facilidade, necessitando assim do auxílio das aquaporinas (conduzem as moléculas de água para dentro e fora das células).
A primeira difusão de líquido para outro meio da membrana foi em 1748, através do padre francês Jean Antoine Nollet.
OBJETIVO:
Por meio da experiência buscou-se provar que existe o transporte de água tanto para dentro, quanto para fora da célula, promovendo assim o entendimento dos alunos perante a este processo.
MATERIAL:
Para que o experimento ocorresse, foi necessário um saquinho de soro fisiológico, sal de cozinha, algumas gotas de sangue, três lâmina para microscopia, um conta-gotas, microscópio e água.
MÉTODO:
A professora colocou em três copos plásticos água, soro fisiológico, e sal, nas seguintes proporções:
No primeiro foi colocado soro fisiológico puro (0,9% NaCl); No segundo, soro fisiológico (0,9% NaCl) e 1/3 de água, chegando a concentração de 0,3% de NaCl; e por fim o último, com soro fisiológico (0,9% NaCl) e uma pequena quantidade de sal, atingindo 1,5% de NaCl.
Em seguida, colocou sobre três lâminas uma gota de sangue cada, este que havia sido retirado no dia anterior do aluno José Eduardo e adicionou também uma de soluto, nas proporções que foram descritas acima. Após esta etapa, levou as amostras até o microscópio, para que os alunos as analisassem.
RESULTADO E DISCUSSÃO Na