Aluno
Sentido Etimológico: Do grego éthos = costume social. O modo de comportamento próprio de uma determinada sociedade.
Sentido Moral: Sistema de comportamento que uma sociedade ( boa e ordenada ), na sua sabedoria e experiência, considera positivo para a paz e para a ordem social, para o progresso dos cidadãos e bem estar de todos. Comportamentos considerados honestos segundo os costumes (mores).
Sentido Absoluto: Não é apenas o que se costuma fazer em uma sociedade boa, mas sobretudo o que é bom em si mesmo. O que deve ser feito ou evitado a todo custo independentemente das vantagens pessoais ou sociais. O que legitima a Ética é a universalidade dos seus Princípios.
Sentido Filosófico:
Reflexão sobre os comportamentos humanos e o seu significado último, seus fundamentos e valores: Liberdade, Verdade, Honestidade, Autenticidade, Consciência, Responsabilidade.
CONCEITO DE CIDADANIA
Sentido Etimológico:
Do latim, Cives = habitante da cidade.
Ex. Dever Cívico = Dever do habitante da cidade, do cidadão.
Sentido Político: Conjunto de prerrogativas do cidadão no gozo de seus direitos na organização do estado ou no desempenho de seus deveres para com esse estado.
Sentido Ético: Consciência e exercício dos direitos do cidadão no estado e na sociedade e dos seus deveres para com os outros na sociedade e para com o estado. A cidadania plena pressupõe a consciência e o exercício dos direitos e deveres e o acesso igual aos bens e serviços da sociedade:
- ao trabalho,
- à moradia,
- à educação,
- à saúde,
- à segurança,
- ao transporte,
- à alimentação,
- à terra... O estado estará sendo ético para com o cidadão na medida em garante os seus direitos. O cidadão estará sendo ético para com a sociedade e com o estado na medida em que cumpre os seus deveres para com estes.