HITORIA
Mato Grosso do Sul: um estado em busca de sua identidade:
Um dos propósitos deste livro foi registrar a arquitetura sul-mato-grossense, em 11 de outubro de 1977 houve a criação do estado que apresentava uma ambiguidade histórica com identidade ainda não estabelecida. O pouco material bibliográfico existente era fragmentado, surgindo dificuldades. Desde a criação, o estado tem levado muitas oportunidades para paulistas, gaúchos, paranaenses, devido a exploração econômica, agrícola ou pecuária. Partindo dessa premissa surgiu a identidade geográfica, histórica e social.
Aspectos geográficos:
O antigo estado de Mato Grosso, situado na região central do Brasil apresentava, antes da divisão, fronteiras com seis estado e dos países, caracterizando dois tipos de ocupação através do estuário do Prata, entre os territórios uruguaios e argentinos, atingindo o rio Paraguai, e a outra, através das Monções bandeirantes vindas do leste brasileiro por MG e GO chegando a Cuiabá. Com extensão estabelecida em 1.231.549 km², o antigo estado de Mato Grosso continha, em seu território, uma grande variedade cultural. Essa situação geográfica anterior incita uma avaliação pelo fato de que, após a divisão do estado, há um novo panorama, que não se verificava no contexto histórico anterior.
Mato Grosso do Sul e suas regiões:
No atual estado do Mato Grosso do Sul, com área de 350.548 km², as regiões poderão ser consideradas com características próprias diferenciadas do conjunto, que era o antigo Mato Grosso. Ocupando uma porção meridional da região centro-oeste do país, situa-se entre os paralelos de 17º e 24º latitude sul e entre os meridianos de 51º e 58º longitude oeste. A região do Pantanal ocupa cerca de 30% da superfície do estado de Mato Grosso do Sul. As inundações periódicas resultam em áreas permanentemente alagadas, porém os fenômenos de subir e baixar as aguas não são uma catástrofe, pois possui dinâmica normal dos campos pantaneiros, de que depende a