Características da arte islamica
Antes das dinastias e de todo desenvolvimento econômico e territorial a arte islâmica era representada principalmente pelas cerâmicas não vidradas e decoradas com motivos florais, sendo influenciados pelos bizantinos e sassanidas nesta arte.
Durante a dinastia omíada um império começa a se formar e a ser um importante centro cultural e comercial, através de sua expansão territorial e participação ativa na rota da seda.
A cúpula da rocha é uma das mais importantes obras da arquitetura islâmica e recebeu influencias da arte bizantina,pois são utilizados mosaicos em suas paredes e sua planta é parecida com a do santo sepulcro,além da utilização da cúpula,estrutura utilizada pelos bizantinos e indianos(rota da seda) e que se tornou característica de outras mesquitas.
Durante a dinastia abássida houve uma grande influencia dos sassanidas (persas) sobre arquitetura islâmica,utilizando em suas mesquitas o tijolo e o arco persa, além da criação da faiança(cerâmica branca),em substituição as porcelanas chinesas
Uma importante arte e característica islâmica é a dos tapetes,que receberam influencia mongol e passarem a ter desenhos florais e decorações mais coloridas,complexas e elegantes.
O comércio entre China e Ásia central (índia,mongóis) permitiu uma troca cultural intensa com os islâmicos, a arquitetura rupestre indiana influenciou a china(jardins nos palácios) com os conceitos de respeito a natureza e posteriormente os islâmicos pelo que se percebe na construção de mesquitas próximas a áreas de montes.
Cúpula da rocha - Israel - 691
Ambas as arquiteturas compartilham de