ISLÃ
ISLÃO
Trabalho de pesquisa para a disciplina de estética e historia da arte do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Potiguar- UnP
NATAL
2012
Sumário
INTRODUÇÃO O trabalho de pesquisa coordenado pela professora Rosanne Albuquerque tem como objetivo demonstrar a história da arte e da arquitetura nos países islâmicos, obtendo informações a respeito de quais culturas a influenciaram, suas principais características e exemplos tanto de expressões artísticas quanto de obras arquitetônicas. Além disso, será mostrado um pouco da cultura islâmica, como se deu a sua origem e como a religião influencia profundamente o cotidiano de seus fiéis, afetando até mesmo sua expressão artística.
1. ORIGEM
O Islão ou Islã, que significa submissão, é uma religião monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá ou Allah, surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé (Muhammad) e na sagrada escritura, o Alcorão. Segundo os muçulmanos, o Corão contém a mensagem de Deus a Maomé. Maomé nasceu na cidade de Meca, situada na Arábia Saudita, e aos 40 anos teve uma visão do anjo Gabriel, que segunda a tradição lhe revelou a existência de um Deus único, começando assim sua pregação. Maomé passou a pregar publicamente sua mensagem, encontrando uma crescente oposição, já que as mudanças religiosas propostas pelo profeta acabaram por entrar em choque com os líderes coraixitas, pois a implantação do monoteísmo significaria a diminuição da peregrinação de fiéis a Meca, uma vez que Alá, não tendo forma física, estaria em toda parte. Perseguido em Meca, foi obrigado a emigrar para Medina, no dia 20 de Junho de 622. Esse acontecimento, chamado Hégira (emigração), é o marco inicial do calendário muçulmano até hoje.
Com a tentativa de uma conversão pacífica, Maomé optou pela Guerra Santa. Meca foi cercada e