Arte romana, bizantina e islâmica
INTRODUÇÃO 3
ARTE ROMANA 4
Influências 4
A arquitetura 4
Pintura 5
Escultura 6
ARTE BIZANTINA 6
Influencias 6
Arquitetura 6
Pintura e Escultura 7
Mosaicos 7
ARTE ISLÂMICA 8
Influencias 8
Arquitetura 8
Pintura 9
Escultura 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Imagens 12
Arte romana 12
Arte bizantina 12
Arte Islâmica 12
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho trata da arte romana, bizantina e islâmica. Ele tem como objetivo introduzir o leitor à arte desses três impérios, e não é seu objetivo formar especialistas, pois a arte desses três impérios é muito complexa para se abordar em um trabalho deste tamanho. Isso se deve ao grande período e a magnitude que cada impérios destes teve, sendo assim sua arte é muito variada, sendo muito difícil retrata-la em tão poucas linhas. As três artes tem uma característica em comum, a forte presença de fatores religiosos e teocêntricos.
ARTE ROMANA
A queda da monarquia etrusca cedeu lugar, em 509, ao regime republicano. Os historiadores estabelecem este momento como o início da arte primitiva romana, assim como designam a conversão ao cristianismo do imperador Constantino e a mudança da capital do Império para Constantinopla, no ano 330, como o final deste período artístico. Costuma-se dividir a arte romana em duas eras distintas: a da Roma Republicana e a da Roma Imperial (do ano 27 a.C. em diante).
Influências
A princípio as manifestações artísticas estavam circunscritas à cidade de Roma, presas à sua herança etrusca, mas aos poucos expandiram-se pela Itália e pelo Mediterrâneo e receberam uma profunda influência da cultura grega. Ecléticas por natureza, pela sua expansão geográfica e por colecionar diversas colônias, a arte romana têm como principal característica a diversidade de estilos. Ao contrário de outros povos, que retratavam seus imperadores, os romanos procuravam representar todos os habitantes do amplo Império, desde a