Trabalho Hit Ria
-No final do século XIX e começo XX as nações europeias passaram a investir na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança.
-A concorrencia econômica entre países europeus aceitou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. Muitas vezes ações econimicamentes desleais eram tomadas por determinados países ou europeus (com apoio do governo).
-A questão dos nacionalismos também esteve presente na Europa, pré-guerra. Além das rivalidades (exemplo: Alemanha e Inglaterra) havia o pan-germanismo e o pan-eslavismo. No primeiro caso era ideal formar um grupo de grande Império alemão unindo os países de origem germanica. Já o eslavismop era um sentimento forte na Rússia que envolve também outros países de origem eslava.
2) Os russos abandonaram a
os anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial não foram marcados por nenhum conflito entre as nações européias. No final do século XIX e o início do século XX, as principais nações envolvidas nas disputas imperialistas realizaram uma grande corrida armamentista. A tecnologia bélica sofreu grandes avanços nessa época, e grande parte desses armamentos eram espalhadas pelos continentes asiático e africano.
As potências imperialistas , como Inglaterra e França, utilizavam das armas para conter as revoltas em suas zonas de dominação imperialista. A Itália e Alemanha – que possuíam domínios de menor riqueza – também participaram dessa corrida bélica com o objetivo de buscar novos domínios que atendessem suas ambições econômicas.
Antes de 1914, as nações européias realizaram um grande número de alianças que polarizaram as