Topografia
Nivelamento geográfico consiste em colher dados através de um tipo de nivelamento, através de viradas horizontais. Consiste, portanto, em criar um plano horizontal e determinar as interseções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distância vertical destes pontos ao plano de referência.
Figura 1.1 Nivelamento Geográfico
2. ALTIMETRIA
Parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo do solo.
Relevo do solo: consiste na determinação das alturas de seus pontos característicos e definidores da altimetria, relacionados com uma superfície de nível que passa a ser um elemento de comparação.
Altura de um ponto em altimetria: medida de uma distância na direção vertical, correspondente ao comprimento de uma perpendicular baixada de um ponto na superfície da terra até um plano horizontal qualquer (superfície de nível de comparação).
Cotas (alturas relativas): quando as alturas dos diferentes pontos característicos são medidos a partir de uma superfície de nível de comparação, tomada arbitrariamente.
Figura 2.1 Altitudes (alturas absolutas):
Altitudes (alturas absolutas): quando se toma como superfície de nível, a superfície média dos mares, suposta prolongada por baixo dos continentes.
Figura 2.2 Altitudes (alturas absolutas):
Diferenças de Nível (diferenças de alturas): distância vertical entre dois pontos topográficos.
.Figura 2.3 Diferenças de Nível (diferenças de alturas):
Tipos de Nivelamentos:
Nivelamento geométrico;
Nivelamento trigonométrico;
Nivelamento barométrico.
NIVELAMENTO GEOMÉTRICO
No nivelamento geométrico (ou direto), as diferenças de nível são determinadas com instrumentos onde se visualiza reta que se intercepta com a mira colocada em diversos pontos topográficos, permite determinar as alturas de