a tecnologia e sua administraçao
As empresas precisam utilizar certa tecnologia para executar suas operações e realizar suas tarefas. A tecnologia pode ser rudimentar (como a limpeza com a vassoura ou o escovão) ou sofisticada (como o processamento de dados em um computador).
A tecnologia é algo que desenvolve predominantemente nas empresas, por meio de manifestações físicas decorrentes – como maquinas, equipamentos, instalações -,constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em resultados,isto é,em produtos ou serviços colocados no ambiente de tarefa.A tecnologia é uma variável ao mesmo tempo ambiental e empresarial – externa e interna.Por outro lado,a tecnologia é um componente empresarial uma vez que faz parte do sistema interno da empresa,já incorporada a ele,passando assim a influência-ló poderosamente e,com isso,influenciando também seu ambiente de tarefa.
Noções de tecnologia
Desde eras imemoriais sempre existiu alguma forma de tecnologia em toda e qualquer organização social. Com essa preocupação ao longo dos tempos,o ritmo de inovação tecnológica vem se tornando cada vez mais rápido e impressionante: uma verdadeira bola de neve.
A tecnologia pode ser física e concreta ou pode ser também conceitual e abstrata.
1-Tecnologia física e concreta: a tecnologia pode envolver aspectos físicos e concretos (hardware) – como, por exemplo, máquinas, equipamentos, instalações, circuitos.
2-Tecnologia conceitual e abstrata: a tecnologia pode envolver aspectos conceituais e abstratos (Software) – como políticas, diretrizes, processos, procedimentos, regras e regulamentos, rotinas, planos, programas e métodos de trabalho. Muitas vezes,recebe o nome de Know-how.
Por outro lado, existem tecnologias de capital intensivo e de Mao de obra intensiva.
1-Tecnologia de capital intensivo: Baseia-se na utilização intensiva de maquinas e equipamentos com forte ênfase na mecanização e automação.
2-Tecnologia de Mao de