Alteração de registro civil com estagiários
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA __ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE PENEDO/AL
(...), brasileira, casada, portadora da Cédula de Identidade/RG nº (...), inscrita no CPF/MF sob nº (...), residente e domiciliada na Rua (...) nº (...), na Cidade de PENEDO/AL, através de seu procurador judicial conforme procuração em anexo (doc. 01), infra firmado, advogado inscrito regularmente na OAB/ sob nº (...) e os estagiários de direito Infra-assinados, respectivamente, por meio do escritório modelo da Faculdade Raimundo Marinho, em Penedo, Estado AL, vêm mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com arrimo no art. 109 e §§ da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, requerer
RETIFICAÇÃO DE NOME
nos Assentamentos do Registro Civil, por dependência do processo registrado sob o número de autos: (...) pelos mesmos fatos naquele constados expondo para tanto o que segue:
PRELIMINARMENTE
Requer os benefícios da justiça gratuita, com fulcro no Art. 4º da lei nº 1.060/50, com as alterações introduzidas pela lei 7.881/89, por não ter condições de arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, conforme declaração de hipossuficiência financeira que instrui a exordial (doc. 02).
DOS FATOS
É sabido que os irmãos da requerida carregam em seus documentos de identificação o referido sobrenome, ou seja, (...). Sabe-se também que seu descendente já pleiteou neste juízo o mesmo pedido, logrando êxito no momento. Naquele mesmo processo o MM juiz em seu relatório mencionou que a requerente arguiu para que aquele nome fosse acrescentado em seu Registro Civil, passando a se chamar (...), e não mais (...), entretanto foi omisso em sua decisão motivo pelo qual volta com o pedido.
O patronímico é importante, como elemento