Planejamento de obras
Planejamento, Gestão e Obras Civis
RESTAURAÇÃO E REABILITAÇÃO PREDIAL
INTRODUÇÃO
PATRIMÔNIO CULTURAL
Entende-se por patrimônio cultural os bens de natureza material e imaterial, individualmente ou em conjunto, aquele que, sendo objeto, construção ou ambiente, sejam portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade. Podem ser formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
A riqueza do patrimônio cultural edificado por todo o mundo é fundamentada na variedade de expressões culturais, realizações estéticas e diversidade dos materiais e técnicas usadas até nos tempos atuais. Sua deterioração constitui uma perda que afeta parte significativa da herança cultural da humanidade. As cartas patrimoniais forneceram os princípios gerais para a conservação e restauração desta herança, introduzindo o conceito da conservação integrada e da autenticidade expandindo estes princípios.
1
Curso de Extensão em
Planejamento, Gestão e Obras Civis
A composição das edificações históricas necessita de especial consideração. A arquitetura e os acabamentos finais, o histórico, os valores estéticos e técnicos devem ser considerados componentes igualmente importantes.
Muitos problemas que afetam estas edificações estão ligados à condição deficitária do edifício ou da estrutura, uso impróprio, manutenção, reparos, alterações, restaurações freqüentes e o uso de métodos e materiais impróprios, assim como práticas profissionais inadequadas, que podem resultar em danos irreparáveis. Ainda na metade do séc. XX os restauradores eram profissionais com uma grande habilidade manual e estética, mas