planejamento de obra
2 – falta de planejamento
Durante uma obra de construção civil, há diversos tipos de erros que ocorrem por falta de planejamento e controle. Um exemplo disso é o atraso na entrega de uma obra. O descumprimento do prazo se dá por falta de controle das atividades e falta de planejamento adequado, os quais provocam atrasos.
Segundo a Caixa Econômica Federal, dois condomínios totalizando 992 casas foram considerados atrasados no Programa Minha Casa Minha Vida, visto que esses dados pertencem a uma cidade apenas.
3 – planejamento simples e barato
Cada vez mais método de planejamentos baratos, simples e eficazes vem sendo utilizados, pois obras que usam métodos complicados fazem com que funcionários não entendam o que está sendo exigido. Uma maneira eficiente de aplicar esse planejamento é através do acompanhamento da obra utilizando de recursos como o cronograma físico-financeiro.
Método de planejamento de baixo custo, mas com eficiência nas obras da construção pode gerar grandes resultados e agregar valor de mercado dessas obras.
4– Objetivos
O projeto possui 116,77m², com ele vamos ressaltar a importância do orçamento e do cronograma para um bom planejamento da obra.
Orçamento é de grande importância para calcular com antecedência os custos e gastos de uma construção.
Com o cronograma é possível ter uma base das atividades a serem executadas, é utilizado como um acompanhamento da obra, detalhando os serviços de cada mês.
5- Planejamento
O planejamento é estabelecido através dos objetivos, discutem-se as possíveis ocorrências de situações previstas, divulgam-se as informações e comunicam-se sobre os resultados adquiridos entre pessoas, unidades de trabalho, departamentos de uma empresa e até mesmo entre empresas.
Para que o planejamento tenha o mínimo possível de erros recomenda-se o uso de alguns métodos para se planejar sem cometer muitos erros, sendo alguns deles o ciclo PDCA e o Diagrama de Ishikawa.
- ciclo PDCA
O objetivo