Planejamento Em Obras
As atuacoes nessa área vêm exigindo mudancas estruturais e de comportamento, tanto nos processos de producao como nos procedimentos administrativos e gerenciais, como tambem de sistemas de planejamento e controle de producao. Entretanto, os sistemas desenvolvidos para ambiente industrial nem sempre conseguem adaptar-se as situacoes de producao que ocorrem na construcao civil, fazendo com que se acabem gerando sistemas inadequados e de baixa eficiencia.
Geralmente esta ineficiencia ocorre porque os principios desevolvidos na producao industrial nao foram suficientemente abstraidos e aplicados de acordo de acordo com as peculiaridades do ambiente de construcao civil.
Segundo Laufer o planejamento é necessario devido a diversos motivos, entre eles estao:
Facilitar a compreensao dos objetivos do empreendimento, aumentando assim a probabilidade de atende-los ;
Desenvolver uma referencia basica para processos de orcamento e programacao.
LEAN CONSTRUCTION
Nada mais é do que uma das denominacoes que ficou bastante conhecido no meio academico profissional e significa “ producao enxuta” apresentada por WOMACKet alii (1992) em seu livro A Maquina que Mudou o Mundo e cuja definicao pode contribuir para o entendimento do conjunto de conceitos e principios relacionados ao novo paradigma.
WOMACK et alii (1992) assim definem a producao enxuta:
“A producao enxuta é ‘enxuta’ por utilizar menores quantidades de tudo em comparação com a produção em massa: metade do esforço dos operários na fábrica, metade do espaço para fabricação, metade do investimento em ferramentas, metade das horas de planejamento para desenvolver”.
Um dos focos principais da produção enxuta é eliminar qualquer tipo de trabalho que seja considerado