Alogamentos
Efeito do exercício resistido na função motora do paciente com Distrofia Muscular de Duchenne
Effect of the endurance exercise in the functional of the Duchenne Muscular Dystrophy
Eduardo Costa Ramacciotti1, Carla Ferreira do Nascimento2
RESUMO
ABSTRACT
Objetivo. Relatar o caso de uma criança com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) submetida ao exercício resistido. Método.
Criança do sexo masculino, 6 anos, com diagnóstico médico de
Distrofia Muscular com Herança Recessiva ligada ao sexo, do tipo
DMD. A intervenção foi realizada em uma clínica de fisioterapia, totalizando 10 atendimentos com cada sessão durando 60 minutos. O tratamento seguiu um padrão no qual o brincar era o agente motivacional dos procedimentos. Todavia, os exercícios para preensão palmar eram os de maior ênfase e com o maior grau de aplicabilidade.
Para a obtenção de dados quantitativos foram utilizados: Protocolo de avaliação pré-tratamento, Escala de Vignos modificada por Vignos e da mensuração da FM pelo Dinamômetro de preensão manual. Resultado. A Escala de Vignos não se alterou, visto que a criança obteve a pontuação máxima nas 2 avaliações, observou-se aumento significativo da força de preensão palmar de 67,7 % na mão esquerda e de 33% na mão não dominante, mensurado pelo dinamômetro.
Conclusão. Isso leva a supor que o tratamento proposto não acelerou as perdas funcionais além de verificar que o exercício resistido pode aumentar a FM no paciente com DMD.
Objective. Relate the case of a child with Duchenne Muscular
Dystrophy (DMD) submitted to endurance exercise. Method.
Child of the male sex, 6 years, with the medical diagnosis of Muscular Dystrophy, X-linked, of type DMD. The intervention took place in a physiotherapy clinic, totaling 10 consultations with each session lasting 60 minutes. The treatment followed a pattern in which the motivational agent of the procedures was the playing.
However, the exercises to fill palm were used with