Flexibilidade
TEMA: FLEXIBILIDADE
.A FLEXIBILIDADE É TAMBEM UM COMPONENTE IMPORTANTE DO DESEMPENHO MUSCULAR. AO ESTUDAR A FLEXIBILIDADE, CONCENTRAREMOS NOSSA DISCUSSÃO EM QUATRO TÓPICOS: DEFINIÇÕES, LIMITES ESTRUTURAIS PARA FLEXIBILIDADE E DESENVOLVIMENTO DA FLEXIBILIDADE.
.FORAM DESCRITOS DOIS TIPOS DE FLEXIBILADE: ESTÁTICA E DINÂMICA. A AMPLITUDE DE M0VIMENTO AO REDOR DE UMA ARTICULAÇÃO É DEFINIDA COMO FLEXIBILIDADE ESTÁTICA E A OPOSIÇÃO OU RESISTÊNCIA DE UMA ARTICULAÇAO AO MOVIMENTO É DEFINIDA COMO FLEXIBILIDADE DINÂMICA.
.OS LIMITES ESTRUTURAIS PARA A FLEXIBILIDADE SÃO: OSSOS, MUSCULOS, LIGAMENTOS, E OUTRAS ESTRUTURAS ASSOCIADAS A CÁPSULA ARTICULAR, TENDÕES E OUTROS TECIDOS CONJUNTIVOS E PELE. AS LIMITAÇÕES INPOSTAS PELAS ESTRUTURAS OSSEAS SÃO CONFIRNADAS A CERTAS ARTICULAÇOES COMO, POR EXEMPLO, ARTICULAÇÃO TIPO DOBRADIÇA REPRESENTADA PELO COTOVELO. ENTRETANTO, EM TODAS AS ARTICULAÇÕES, INCLUINDO O TIPO DOBRADIÇA, OS TECIDOS MOLES CONSTITUEM A PRINCIPAL LIMITAÇÃO PARA AMPLITUDE DO MOVIMENTO ARTICULAR.
.A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE NA REALIZAÇÃO DE CERTAS TAREFAS E ALÉM DISSO, OS ÚLTIMOS PROGRESSOS EM REABILITAÇÃO INDICAM QUE É IGUALMENTE IMPORTANTE PARA A SAÚDE GERAL E A APTIDÃO FÍSICA. POR EXEMPLO, OS EXERCICIOS DE FLEXIBILIDADE ESTAO SENDO PRESCRITOS COM SUCESSO PARA O ALÍVIO DA TENSÃO NEUROMUSCULAR GENERALIZADA E DA LOMBALGIA. A FLEXIBILIDADE PODE SER DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE EXERCICIOS DE GINÁSTICA DENOMINADOS COMUMENTE DE ALONGAMENTOS. TODOS PODEMOS FAZER ALONGAMENTO, INDEPENDENTE DA IDADE E DA FLEXIBILIDADE. NÃO PRECISAMOS ESTAR NO PONTO MÁXIMO DA CONDIÇÃO FÍSICA NEM POSSUIR HABILIDADES ATLETICAS ESPECIFICAS. AS MESMAS TECNICAS DE ALONGAMENTO PODE SER APLICADAS EM QUALQUER SITUAÇÃO: NO ESCRITÓRIO, NA SALA DE AULA, NO PARQUE E EM CASA. OS MÉTODOS PODEM SER UTILIZADOS RESPEITANDO AS DIFERNÇAS INDIVIDUAIS QUANDO Á TENSÃO MUSCULAR E Á FLEXIBILIDADE. DEVEMOS FAZER ALONGAMENTOS SEMPRE QUE PUDERMOS, ANTES E DEPOIS DAS