Flexibilidade
Disciplina: Educação Física
Flexibilidade
Índice
Introdução 3
Flexibilidade 5
Benefícios e Objectivos da Flexibilidade 6
Tipos de Flexibilidade 7
Treino da Flexibilidade 8
Métodos de Treino 10
Factores que Condicionam a Flexibilidade 11
Testes da Flexibilidade 12
A Importância da Flexibilidade em alguns Desportos 14
Conclusão 16
Bibliografia 17
Introdução Aptidão física é a capacidade de realizar níveis moderados ou vigorosos de actividade física sem evidenciar sinais exagerados de fadiga. Esta capacidade deve ser mantida durante toda a vida.
Tal significa não ficar cansado na realização de esforços comuns, conseguindo realizar as actividades da vida com entusiasmo, suportando esforços físicos exigentes e inesperados.
No entanto, palavras como vigor, fadiga e alegria, não são fáceis de ser medidas. Para perceber o significado de aptidão física é importante identificar as componentes que podem ser definidas, medidas e desenvolvidas umas sem as outras (por exemplo, o sujeito pode ser forte, mas ter falta de flexibilidade).
Na aptidão física é possível identificar duas dimensões essenciais: uma relacionada com a saúde e outra relacionada com a capacidade motora.
A relação da aptidão física com as habilidades desportivas envolve várias componentes necessárias para a prática e o sucesso em várias modalidades desportivas. Por exemplo, para jogar basquetebol, um jovem precisará de velocidade, potência muscular e agilidade. No entanto, essas componentes não são necessárias na vida adulta, em que a prática de qualquer desporto ou actividade física tem como principal objectivo a manutenção da saúde.
Por outro lado, a relação entre aptidão física e saúde engloba componentes que afectam a qualidade de vida.
Para além de tudo isto uma boa capacidade física depende também do desempenho