Flexibilidade
Curso de Bacharelado em Educação Física
Acadêmicas: Juliana Mabilia Meneguzzo Catiane Garibaldi Bruna Baseggio Raquel Cagliari
Flexibilidade
Caxias do Sul, 9 de Maio de 2012.
Neste trabalho iremos desenvolver de forma clara e precisa o conceito, a história, os métodos e a importância da flexibilidade para a vida do ser humano no seu cotidiano.
No Ocidente, durante a época romana, existiam grupos de contorcionistas que realizavam praticas e desenvolvimento da flexibilidade que os levavam a seus máximos limites e conseqüências. Esses exercícios eram exibidos NBA forma de espetáculo, em festas e reuniões, naquela época.
Na cultura ocidental, o tema da flexibilidade são aquelas introduzem os movimentos ginásticos, preocupados especialmente com a educação física e o desenvolvimento harmônico do corpo. Ao mesmo tempo tratavam de evitar as lesões psicofísicas e buscavam uma melhora do relaxamento, tanto físico quanto mental. A técnica que se utilizava para execução desses exercícios, chamada de ginástica de posição os quais eram realizados através de fortes trações repetitivas executadas de forma balística, ate ao ponto de dor. Atualmente essa técnica é conhecida pelo nome de alongamento balístico.
Flexibilidade é a capacidade mecânica fisiológica que se relaciona com o conjunto anatômico-funcional de músculos e articulações que intervêm na amplitude dos movimentos. Isso depende da mobilidade muscular, entendida com grau de liberdade especifica de cada uma das articulações, e da elasticidade muscular, referida a propriedade do músculo em estender-se( alongamento muscular) e em recuperar seu estado inicial, sem que ocorra um detrimento da sua produção de força e potencia.
Completamente estabelecida, a flexibilidade é a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações. A flexibilidade é geralmente classificada como balística dinâmica/funcional ou estática. A