Flexibilidade
A Flexibilidade funcional implica na capacidade de um mesmo trabalhador, assumir com competência varias funções, quando for necessário.
Segundo Boyer, existem cinco formas de flexibilidade:
1- Flexibilidade da organização do produto. É a capacidade de ajustar os equipamentos a uma demanda variável em volume e composição.
2- Capacidade dos trabalhadores de mudar de posto numa dada organização do trabalho.
3- Flexibilidade nos contratos de trabalho. Possibilidade de variar o emprego, a duração e o lugar de realização do trabalho
4- Flexibilidade na formação de salários em função da conjuntura
5- Redução de encargos, regulamentação social e da carga fiscal.
As agencias bancarias estão substituindo os funcionários da área de atendimento ao cliente que são especializados em um só tipo de produto ou serviço, por trabalhadores que conhecem todos os produtos e serviços do banco e que podem fornecer todas as informações que o cliente solicitar, ou seja, por um trabalhado flexível.
Essa mudança nos bancos esta ocorrendo, porque as agencias querem mudar a sua filosofia de atendimento ao cliente. Os bancos querem que o cliente seja atendido por um so funcionário, e que esse uncico funcionário possa passar todas as informações sobre produtos e serviços do banco demandado pelo cliente. Com essa grande concorrência entre bancos, esse novo tipo de atendimento ao cliente seria usado como um diferencial sobre a concorrência.