Resumo do capítulo 3 do livro "Introdução a engenharia"
3.1 Considerações preliminares
A história da engenharia está totalmente ligada a evolução da humanidade.
Neste capítulo serão apresentados os principais fatos históricos vinculados a engenharia, que mostrarão o motivo da força e do “status” dessa profissão e ainda será uma forma de entender a engenharia dos dias atuais.
3.1.1 Síntese histórica
A história da humanidade em sua predominância é regular, esporadicamente esta sofre saltos, esses saltos representam o desenvolvimento tecnológico, que normalmente ocorre em duas ocasiões: grandes crises ou quando existem fatores que facilitam esse desenvolvimento. E durante esses momentos os engenheiros se tornam essenciais, tanto para procura de soluções (montagem de projetos), quanto para a administração dos ofícios necessários para a execução de um produto. A história apresenta significativos desenvolvimentos, desde o controle do fogo até o desenvolvimento do avião. 3.2 Habilidade técnica: um diferencial humano
A capacidade do ser humano de transformar a matéria-prima encontrada na natureza em um produto para um determinado fim, é responsável pelo desenvolvimento tecnológico atual. As mais antigas ferramentas surgiram a cerca de 2 milhões de anos durante o Paleolítico (conhecido como pedra lascada). Acredita-se que as técnicas primitivas surgiram nesse mesmo período no desenvolvimento da alavanca, no domínio do fogo, no polimento de pedras e no cozimento de alimentos A evolução social sempre esteve ligada ao interesse de desenvolver técnicas, e atualmente é fruto da base educacional técnica e dos processos de desenvolvimento. Já a 12 mil anos, no período Neolítico (conhecido com pedra polida) o homem opta por uma organização social resultante de modificações culturais. A partir dessa organização social são realizadas obras de maior porte e surgem novas descobertas.
3.2.1 A técnica faz diferença
Após a Pedra Lascada e a Pedra Polida surge a Idade do Bronze, onde o homem passa a utilizar o