RESUMO: CAPITULO 3 - LIVRO INTRODUÇÃO ENGENHARIA ELETRICA
ENGENHARIA ELETRICA 1° PER. 2014
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELETRICA
LEONARDO
RESUMO: CAPITULO 3 - LIVRO INTRODUÇÃO ENGENHARIA ELETRICA “Origens da profissão”
Érico Ronalth
Teresina- 10-03-2014
Origens da Profissão
Considerações preliminares A historia da engenharia se confunde com a própria historia da humanidade. Ela é longa, envolvente, empolgante e reveladora.
Sintese histórica A evolução da humanidade se processa de forma continua, caminhando ao sabor da cultura, dos contextos históricos e sociais. Isso acontece basicamente em duas oportunidades: diante de grandes crises ou quando fatores propícios para tal se conjuguem.
Analisando a historia, logo percebemos que ela é de fato permeada de significativos desenvolvimentos que marcaram profundamente o destino da humanidade.
Habilidade técnica: Um diferencial humano
É interessante ressaltar, na historia da revolução social, a capacidade do ser humano de dar forma a objetos naturais e a emprega-los para determinados fins. Essa habilidade tem sido entendida como uma das grandes responsáveis pelo estagio de desenvolvimento que hoje experimentamos. Esse diferencial do ser humano, começou a aparecer a bastante tempo. As mais antigas ferramentas produzidas por homideos data cerca de 2 milhões de anos. Isso aconteceu durante o Paleolitico, que foi chamado de período da pedra lascada. Construir uma machadinha a partir de uma pedra bruta envolve bem mais raciocínio, planejamento, experiência e habilidade do que possamos imaginar. A evolução social também é fruto do aparecimento e do constante aprimoramento de um tipo de individuo preocupado com o desenvolvimento de técnicas. Tudo leva a crer que as técnicas primitivas tiveram origem na descoberta da alavanca, no domínio do fogo e no polimento de pedras, surgidos ainda no Periodo paleolítico. Há cerca de 12 mil anos, uma verdadeira revolução técnica aparece