gDET
‘’Micrômetro’’
São Paulo
2014
Introdução
O micrômetro é um instrumento extremamente preciso, pois é capaz de averiguar a milésima parte do metro. Obtêm-se com ele, medidas rigorosas. Pode-se medir, por exemplo: lâminas, diâmetro de fios, folhas de papel, etc. Todo tipo de medições que precisam de precisão milimétrica.
Micrômetro
O micrômetro é um instrumento de medição utilizado quando tal medida requer uma precisão acima da possibilitada, ou seja, é um instrumento de medida de alta precisão que permite efetuar medições de até milésimos de milímetro. Foi inventado por Jean Louis Palmer que, apresentou, pela primeira vez, o instrumento para requerer sua patente, o qual permitia a leitura de pequenas frações de medidas, de maneira simples.
Características
O Micrômetro caracteriza-se pela capacidade, pela aplicação. A capacidade de medição do micrômetro é geralmente de 25 mm ou uma polegada, variando o tamanho do arco de 25 em 25 mm ou de 1 em 1’’. Pode chegar a 2.000 mm ou 80’’. A resolução nos micrômetros pode ser de 0,01 mm; 0,001 mm 001" ou 0001". “No micrômetro de 0 a 25 mm ou de 0 a 1”, quando as faces dos contatos estão juntas, a borda do tambor coincide com o traço zero (0) da bainha. A linha longitudinal, gravada na bainha, coincide com o zero (0) da escala do tambor.
Tipos De Micrômetro
Alguns tipos de micrômetro:
Micrômetro de profundidade
Conforme a profundidade a ser medida, utilizam-se hastes de extensão, que são fornecidas juntamente com o micrômetro.
Micrômetro com arco profundo
Serve para medições de espessuras de bordas ou de partes salientes das peças.
Micrômetro com disco nas hastes
O disco aumenta a área de contato possibilitando a medição de papel, cartolina, couro, borracha, pano etc. Também é empregado para medir dentes de engrenagens.