Acionamentos Hidraulicos E Pneumaticos
ACIONAMENTOS ELETROHIDRÁULICOS E ELETROPNEUMÁTICOS
Ilhéus
2015
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
MARCOS VINICIUS SANTOS PEDREIRA
ACIONAMENTOS ELETROHIDRÁULICOS E ELETROPNEUMÁTICOS
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Acionamentos Eletrohidráulicos e Acionamentos Eletropneumáticos, no curso de Eletrotécnica, do SENAI - Serviço Nacional de aprendizagem Industrial de Ilhéus.
Orientador: Prof. Jorge.
Ilhéus
2015
1. Válvulas Direcionais
São aparelhos que influenciam o percurso de um fluxo de ar, principalmente as partidas, as paradas e a direção do fluxo.
Simbologia das Válvulas
É usada para válvulas de sinal e de comando e para válvulas direcionais de 2,3,4 ou 5 vias. Estes símbolos não explicam nada a respeito da construção, mas somente a função da válvula.
Em esquemas pneumáticos usam-se símbolos para descrição de válvulas.
Tabela 1 - Tipos de válvulas direcionais.
Princípio de Funcionamento
A figura 1.1 ilustra o funcionamento de uma válvula 3/2 vias acionada por botão e com retorno por mola, mostrando a sua posição de repouso e a posição acionada. Figura 1.1 – Funcionamento de uma válvula 3/2 vias acionada por botão e com retorno por mola.
Acionamento das Válvulas Direcionais
As válvulas direcionais podem ser acionadas de forma manual, mecânica, pneumática e elétrica como mostrado na figura abaixo.
2. Cilindro de Simples Ação
A figura 1.2 descreve esse tipo de atuador juntamente com o seu símbolo e características construtivas. Consiste de um pistão com uma mola. Ao se reduzir a pressão a mola retorna o pistão. Entre as suas características temos:
• Consumo de ar num sentido;
• Forças de avanço reduzida (em 10%) devido à mola;
• Maior comprimento e cursos limitados;
• Baixa força