ALIMENTOS E QUALIDADE
Disciplina: Tecnologia e Qualidade de Alimentos
Profa. Msc. Adriana Peruzzi
Aluno: Marcelo Aparecido dos Santos Pereira RGM 293.2704
Atividade Aula 01 – Controle de Qualidade de Ingredientes e Produtos (Pontos de Controle)
1) O objetivo da armazenagem de grãos é manter, através de um período de tempo, as características dos grãos após a colheita, a secagem e a limpeza. O valor nutritivo dos grãos depende diretamente de práticas adequadas de armazenagem de grãos e de seu acompanhamento. A orientação técnica adequada para as diversas situações de armazenagem de grãos, nas mais diversas regiões do mundo, é a melhor solução para que se garanta a produção de alimentos seguros. (Fonte: http://www.kepler.com.br/view/pt/prodSegmento.aspx?idSegmento=1&Seg=Armazenagem-de-Graos, acesso em 22/jul/2013). Por que a umidade dos grãos em grãos que serão ou já estão armazenados é um grande problema para a qualidade dos mesmos? (Valor 0,625)
Pois a umidade pode favorecer os fungos que pode causar problema na qualidade dos grãos.
2) O método normalmente utilizado para análise de alimentos é chamado de Weende e foi proposto por Henneberg, em 1864, na Estação Experimental de Weende, na Alemanha. Por esse método é que se tem a análise aproximativa dos alimentos desde 1864. As técnicas ainda são quase as mesmas, com exceção do nitrogênio, que é determinado pelo método Kjeldahl (A.O.A.C. 1970).
Para resolver o problema da fibra bruta (Método de Weende), tem sido proposto ultimamente o método de Van Soest (1967), o qual divide os componentes da amostra analisada em conteúdo celular, que compreende as frações solúveis em detergente neutro, conforme preconiza o método. (Adaptado de: http://www.dzo.ufla.br/Roberto/metodos_analise_alimentos.pdf, acesso em 22/jul/2013)
Agora assinale somente os nutrientes determinados pelo Método de Weende: (Valor 0,625)
A) Proteína Bruta
B) Uréia
C) Fibra em Detergente Ácido
D) Extrato Etéreo
E)