Qualidade dos alimentos
Apesar dos esforços para eliminar os contaminantes, muitos alimentos vendidos aos consumidores podem estar contaminados por microrganismos (bactérias, vírus, parasitas), por substâncias químicas (agrotóxicos, metais pesados, toxinas, etc) ou ainda por contaminantes físicos (sujeiras, radiação, etc) 1.
Outra problemática enfrentada referente à qualidade dos alimentos é o aumento da aquisição de refeições mais rápidas, principalmente as fora do domicílio. Os restaurantes são os locais de maior procura para uma alimentação já preparada. Nesses estabelecimentos, rigorosas práticas higiênicas no preparo são fundamentais para garantir um alimento de qualidade, livre de contaminantes. Se o estabelecimento não pratica a higiene, podem transformar o alimento em veículos de agentes causadores de doença de origem alimentar 3.
A temperatura e o tempo são fatores importantíssimos para manter um alimento conservado. Um alimento conservado em temperatura inadequada favorece o desenvolvimento de microrganismos, que muitas vezes podem ser patogênicos 3.
Aquele que manipula os alimentos também é um importante disseminador de microrganismos através de suas mãos. Por isso, a qualidade dos alimentos também é assegurada por boas práticas de higienização, principalmente das mãos de quem está manipulando 3.
As doenças transmitidas por alimentos de má qualidade acarretam sofrimentos físicos e gastos ao consumidor, prejuízos financeiros e morais ao estabelecimento produtor e gastos para o setor governamental (custeio de tratamentos médicos e licenças trabalhistas) 3.
Para garantir a