Aula de qualidade de alimentos
HISTÓRIA DOS ALIMENTOS
O nosso corpo retira dos alimentos que consumimos as vitaminas, os sais minerais, as energias, as proteínas, as gorduras e parte da água necessária para o organismo se manter saudável. Nestes nutrientes estão presente algumas substâncias que protegem as células do nosso corpo contra possíveis agressões, consequentemente aumentando a resistência do organismo humano contra vários tipos de doenças. Tudo isso levou o homem a ter plena consciência da importância dos alimentos em sua vida, desde dos anos 460 a 377 a.C. Porém temos que reconhecer a que a preocupação do homem em relação a qualidade dos alimentos que consome é algo que nunca foi observado, como nos tempos atuais. Sendo assim para fornecer alimentos de qualidade se faz necessário que as pessoas responsáveis pela manipulação, tenham conhecimento técnico de manuseio, processamento e cuidado diante das principais fontes contaminantes dos alimentos.
As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos são as práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros envolvendo todas as etapas: seleção dos fornecedores, compra, recebimento, prépreparo, preparo, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda para o consumidor final.
É A OPERAÇÃO DE REMOÇÃO DE TERRA, RESÍDUOS DE ALIMENTOS , SUJIDADES E OU OUTRAS SUBSTÂNCIAS INDESEJÁVEIS.
É A OPERAÇÃO DE REDUÇÃO, POR MÉTODO FÍSICO E OU AGENTE QUÍMICO, DO NÚMERO DE MICRORGANISMOS A UM NÍVEL QUE NÃO COMPROMETA A SEGURANÇA DO ALIMENTO.
LIMPEZA+SANITIZAÇÃO
São seres formados por apenas uma célula, invisíveis ao olho humano, podendo ser visto através de microscópio. Fatores de multiplicação: Água; Ar; Nutrientes; Acidez; Temperatura; Tempo.
Os fungos são seres vivos que apresentar filamentos ou esferas. Podem ser macroscópicos ou microscópico, como bolores e leveduras. São pluricelulares, alguns produzem toxinas (micotoxina).