Aula VI Sistemas de Contencao
Aula VI: SISTEMAS DE CONTENÇÃO
Disciplina: Tecnologia das Construções I
Professor: Maycon Cezar Palma
Sistemas de Contenção
A execução de contenções em escavações é um serviço bastante comum em obras civis, principalmente quando estas se localizam em áreas limitadas, como nas obras urbanas de um modo geral.
Isso está ilustrado na Figura, onde observamos uma escavação contida de uma vala e uma escavação sem contenção, onde a estabilidade é garantida pela execução de uma superfície inclinada nos seus limites.
1
27/03/2015
Sistemas de Contenção
Sistemas de Contenção
A alternativa sem contenção é quase sempre mais barata, mas exige maior área escavada devido ao talude, o que algumas vezes a torna uma solução inviável, principalmente em áreas urbanas.
A necessidade de executarmos as contenções, ou ao menos de limitarmos a escavação por taludes, é evidente: segurança.
As escavações são feitas num material normalmente muito heterogêneo – o solo – cujas propriedades podem variar drasticamente com pequenos fatos.
2
27/03/2015
Sistemas de Contenção
Por exemplo: um solo argiloso pode perder totalmente suas propriedades coesivas quando saturado de água advinda de uma chuva, tornando-se susceptível a um desmoronamento.
Sistemas de Contenção
Podemos estudar diversas técnicas de execução de contenções enfocando-as de diferentes maneiras.
Algumas classificações dos tipos de contenção são apresentadas a seguir: • pela existência ou não da contenção em si;
• contidas;
• em talude.
3
27/03/2015
Sistemas de Contenção
Esta classificação é na verdade muito abrangente, já que a subclassificação "escavações contidas" engloba todas as contenções de nosso interesse.
Quando limitamos a escavação por taludes, dispensando a necessidade de execução da contenção, os mesmos devem ser protegidos através de métodos que garantam a sua estabilidade.
Sistemas de Contenção
Pela transitoriedade da contenção:
• provisórias;
• definitivas.
Esse é um aspecto fundamental a