PORT CONTABILIDADE
MÓDULO FINANCEIRO
Raphael Henrique S Vieira RA 232022012
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
PORTFÓLIO 1
Prof. Fernando
1) Descreva quais tipos de sociedades são admitidas pela legislação brasileira?
2) Cite os tipos de sociedades mais comuns existentes no pais.
3) Descreva qual é o período base previsto no regulamento do Imposto de Renda, quais as demonstrações financeiras ou contábeis estão previstas na Lei 6404/76, e o que as sociedades anônimas devem elaborar e publicar?
4) Para atendimento de usuário de caráter externo, quais são as demonstrações financeiras produzidas pela contabilidade? Descreva o que deve ser apresentado em cada uma das demonstrações.
5) Descreva qual é a diferença de Sociedade Anônima de Capital fechado e aberto.
RESPOSTAS
1) Na legislação brasileira são permitidas 6 (seis) tipos de sociedades:
Sociedade Simples: São sociedades que exploram a atividade de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Na Sociedade Simples, organizada por no mínimo duas pessoas, tem o objeto lícito descrito em seu contrato social, de natureza essencialmente não mercantil, onde para a execução de seu objeto, os sócios recaiam na exceção prevista acima, ou seja, exerçam profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo que para a execução necessitem de auxiliares ou colaboradores. Exemplos: Cooperativas e representações comerciais.
Sociedade em conta de participação: A sociedade em conta de participação (direito brasileiro) ou conta da metade (direito português) é uma sociedade empresária que vincula, internamente, os sócios . É composta por duas ou mais pessoas, sendo que uma delas necessariamente deve ser empresário ou sociedade empresária. Atualmente, os artigos de 991 a 996 do Código Civil brasileiro dispõem sobre essa modalidade societária.
Sociedade limitada: Sociedade limitada é aquela que realiza atividade empresarial, formada por dois