alimentação funcional
Os alimentos funcionais, como são chamados, podem ser definidos como aqueles que apresentam em seus componentes benefícios além do tradicional nutritivo e têm causado muito interesse aos consumidores e pesquisadores. Seu potencial pode ser definido a medida de seus componentes e dos benefícios que esses podem gerar, dessa maneira atuando na prevenção e até mesmo na eliminação de doenças.
Pesquisadores conseguiram provar a eficácia desses componentes, entre os quais podemos citar os polifenois que segundo Scalbert et al, mostraram eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres, osteoporose, doenças neurodegenerativas e diabetes mellitus, além de possuir ampla atividade antimicrobiana.
Diante dos fatos há grande chance dos alimentos funcionais se tornarem grandes aliados a manutenção da saúde, até mesmo quando se diz em relação a questões sócio econômicas.
Muitos estudos tendem a selecionar e testar o potencial desses alimentos, identificando sua ação.
Desta maneira é possível também relacionar os alimentos funcionais com saúde bucal já que notório que a patogenia dos microorganismos orais podem ser reforçados ou inibida por fatores nutricionais.
A cárie, uma doença multifatorial, relacionada a uma desmineralização derivada de uma diminuição do pH resultante da liberação ácida das bactérias durante a fermentação quando alimentadas