Alimentação Funcional
Alimentos Funcionais são aqueles elementos naturais que, em sua composição, apresentam determinadas substâncias ou nutrientes que possam trazer benefícios à saúde, tanto prevenção quanto tratamento de certas doenças, além de efeitos metabólicos e fisiológicos. Ou seja, são os alimentos funcionais os promotores de saúde, podendo ou não estar diretamente ligada à diminuição dos riscos para agravos crônicos além de problemas como celulite, acnes, envelhecimento precoce e outros.
Muito comum a indicação desse tipo de alimento em Spa e Centro de Estética. Locais esses direcionados à mudança de hábitos de seus clientes. É fornecido um cardápio com as principais substâncias em suas doses diárias para obter todo o benefício do mesmo.
DESENVOLVIMENTO
O termo “alimento funcional” passou a ser frequentemente utilizado a partir da década de 90. Foi quando as pesquisas se intensificaram e o termo ficou mais conhecido popularmente. O Japão foi o pioneiro na produção e comercialização destes alimentos. Atualmente, vários outros países utilizam também legislação específica.
No Brasil, as regras foram instituídas em 1999. E o uso dessa alimentação se faz necessário pela condição atual do brasileiro de uma vida sedentária e maus hábitos alimentares, ocasionando doenças crônicas degenerativas. Sendo assim, a alternativa encontrada para a diminuição desses agravos.
Os principais alimentos classificados como funcionais são: soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolis, linhaça, hortaliças com talo, leite fermentado, entre muitos outros.
É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus resultados sejam eficazes. É indicado maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular. Outra dica importante é substituir em parte o consumo de carne bovina, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e