ALHO ALIMENTO FUNCIONAL
Autor: Rodolfo Peres
Email: nutricionista_rodolfoperes@yahoo.com.br
Tema: nutrição
Adicionado em: 12/03/2007
ALHO – UM ALIMENTO FUNCIONAL
Rodolfo Anthero de Noronha Peres*
Atualmente, tudo é motivo para se usar medicamento. Desde uma unha encravada, resfriado ou dor de cabeça, o homem moderno sempre tem a solução contida em cápsulas, xaropes ou injeções. No entanto, esses medicamentos por mais simples que sejam, possuem alguns efeitos colaterais que podem acompanhar sua administração.
Nós também esquecemos de que a natureza nos proporciona uma enorme gama de “remédios” naturais, que poderiam substituir com muito mais sucesso, uma enormidade de medicamentos amplamente utilizados nos dias de hoje. Os sábios gregos já diziam há cerca de 2500 anos atrás que o alimento é o melhor remédio!
Mas essa ignorância da sociedade atual não é de se espantar, visto que o consumo de alguns alimentos, ou melhor, de porcarias, tais como: bolachas, refrigerantes, sorvetes e alimentos repletos de conservantes e aditivos, vêm aumentando drasticamente e se sobressaindo ao consumo de alimentos naturais e saudáveis. Portanto, não é de se espantar o aumento nos índices de obesidade, hipercolesterolemia, hipertensão arterial e outras doenças correlacionadas.
Neste artigo será discutido um alimento presente todos os dias em nossas casas, que muitas vezes é ignorado. Vamos descobrir que o alho não serve apenas para dar sabor no feijão e sim possui propriedades nutricionais no mínimo tidas como fantásticas.
Este alimento milenar tem origem asiática, sendo que existem relatos afirmando que na antiga civilização egípcia, o alho além de servir como alimento, era usado para garantir uma boa voz e coragem. Durante a construção da pirâmide de Queóps, os escravos eram alimentados com alho. Acreditava-se que com isso, o rendimento físico era aumentado e que assim também era possível conseguir uma boa imunidade contra as epidemias