nutriçao
O termo alimentos funcionais, sempre esteve presente na historia humana. Eles surgiram em meados de 1920, quando alguns compostos foram isolados nos alimentos por estudo que comprovam seus benefícios (EVANGELISTA, 2005).
A terminação foi primeiramente utilizada pelo Governo do Japão, na década de 1980 através de um programa de governo objetivando diminuir gastos com saúde pública, levando em consideração a elevada expectativa de vida naquele país. O primeiro país a formular o processo de regulamentação especifica para esses alimentos, denomina-os com Alimentos para Uso Especifico de Saúde. OBJETIVO
Conhecer a importância do papel dos alimentos funcionais na alimentação.
DEFINIÇÂO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS
Quando um alimento possui qualidade nutricional, pode-se dizer que possui funcionalidade. O conceito para Alimento Funcional, ainda é novo, e por essa razão abrange considerações diferentes em cada região.
Os Alimentos Funcionais incluem como elementos ativos, substâncias naturais ao invés de adição ou misturas de ingredientes apropriados obrigatoriamente, devem apresentar primeiro as funções nutricionais básicas e sensoriais e depois seu potencial funcional para ser aceito como alimento funcional nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil.
Esses alimentos estão relacionados com uma ou mais funções do organismo, têm efeitos fisiológicos além de seu valor nutricional, justificando seu caráter funcional e incluem ainda a salubridade. afirmam que alimento funcional é um termo muito amplo e que supostamente os hábitos dietéticos podem dominar as funções orgânicas, colaborando desta forma, para a manutenção da saúde e redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas. LEGISLAÇÂO Na Legislação Brasileira, a portaria nº. 398 de 30/04/99, de responsabilidade do Ministério da Saúde, junto à Câmara Técnica de Alimentos e a Comissão de Assessoramento Técnico