Estrutura de DNA com Bleomycin
A Bleomycin (Bleomicina) é um fármaco produto de fermentação de Streptomyces verticillus. Indicado normalmente para neoplasias de pele e do trato genitário e câncer do testículo. A molécula de Bleomicina é capaz de despolimerizar o DNA. Com seu uso é possível tratar reações alérgicas, toxicidade pulmonar, ou alopecia.
São moléculas envolvidas:
- Íon Cobalto (III)
Co
- Peroxido de hidrogênio
H2O2
- Bleomicina A2
C55 H85 N17 O21 S3
O DNA com Bleomicina pode ser encontrado no PDB a partir do código 1 mxk
Mecanismo de ação:
Trata-se de um antibiótico. Intercala-se entre os pares de bases citosina e guanina do DNA, inibindo a síntese de DNA, RNA e proteínas, promovendo a quebra das fitas.
Interações intermoleculares:
Na figura abaixo temos a molécula de bleomicina em interação com o DNA, podemos identificar os átomos de nitrogênio em azul que se ligam através de ligações de hidrogênio à guanina citosina do DNA. Em lilás é possível reconhecer os dinucleotideos na estrutura da fita do DNA. Os oxigênios e os peróxidos estão em vermelho, enquanto H49 e C4 aparecem em amarelo.
Nesta outra figura aparece uma superfície de Van der Waals. Em verde aparece o íon cobalto (III). Dois oxigênios do peróxido estão em laranja. Na cor azul temos os sítios de ligação de hidrogênio em pirimidina.
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Ciências Farmacêuticas
Alunos: Jarbas Damasceno
Lays Lima
Relatório da disciplina De físico-química – Estrutura de DNA com Bleomycin
Recife, 29 de abril de 2014