brinquedo cantado
O filme fala de um assunto seriíssimo, porém ainda desconhecido pela sociedade: a Síndrome de Tourette é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentino. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afetadas é do sexo masculino. O filme mostra o preconceito que Brad Cohen sofreu por toda a vida por fazer esses “barulhos estranhos”. As pessoas não entendiam, achavam que era uma brincadeira de mau gosto e o desprezavam e o castigavam por isso inclusive o próprio pai o maltratava. Mas ele não se deixou abater e mostrou que era superior a qualquer tipo de preconceito, e então resolveu dar aulas para crianças, coisa que ele amava e sempre sonhou fazer. E se tornou o professor mais amado entre seus alunos.
É um exemplo de superação! Em recompensa a tanto esforço, encontra uma moça,Nancy que enxerga através de sua síndrome e vê apenas suas qualidades, mostrando que o preconceito não leva a nada e o amor, quando é verdadeiro, supera tudo. O filme é baseado em uma história real.
Por se tratar de uma Síndrome a psicomotricidade é uma ferramenta importante e eficiente no tratamento dos pacientes que têm como objetivo minimizar as dificuldades especifica. Portanto, o grande desafio dos profissionais que trabalham com a psicomotricidade é mostrar à criança as inúmeras possibilidades de movimentos e jogos que poderão melhorar a qualidade de vida do paciente no âmbito familiar, social e escolar.
Dentre as muitas possibilidades de atuação com pessoas portadoras de Síndrome de Tourette a Psicomotricidade pode orientar o indivíduo desde a infância até a fase adulta, estimulando suas diversas condutas como: motora, afetiva, emocional e cognitiva. A psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente, e