BRINQUEDOS CANTADOS
A educação deve ser vista como um processo global, progressivo e permanente, que precisa de diversas formas de estudos para seu aperfeiçoamento e seu desenvolvimento, pois em qualquer meio sempre haverá diferenças individuais, diversidade das condições ambientais que são originários dos alunos e que necessitam de um tratamento diferenciado.
Para isso, a presente pesquisa analisará a importância das atividades físicas no contexto escolar, dentre elas, o estudo do movimento através da Dança, como forma de manifestações culturais e de educação das crianças do Ensino Infantil, por meio do desenvolvimento e aprendizado lúdico: cantigas de roda, as canções de ninar, as parlendas e tantas outras ferramentas para dinamizar as aulas de Educação Física.
A dança é uma expressão representativa, por meio da linguagem corporal é possível transmitir sentimentos, emoções ocorridas no nosso cotidiano. As primeiras danças foram às imitativas, onde os dançarinos imitavam situações que desejavam que se tornassem realidade, acreditavam que forças desconhecidas impossibilitavam suas realizações, Coletivos de Autores (p.82, 1992).
Segundo Ana Lúcia Oliveira do Nascimento, autora do artigo “História da Dança”, a dança é considerada uma das artes mais antigas, é também a única que despensa materiais e ferramentas. Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função, enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem.
Desde a antiguidade, a humanidade já tinha na expressão corporal, através da dança, uma forma de se comunicar. Encontramos influências culturais dos países onde são dançados e de onde são originários os ritmos. Cada cultura transporta seu conteúdo as mais diferentes áreas, dentre estas, as danças absorvem grande parte desta transferência, pois sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma forma de expressão artística, como