Brinquedos Cantados
Acervo e pesquisa: Alexandre Rocha Sales
Professor de Educação Física - Goiânia/GO
Os Brinquedos Cantados são reconhecidamente importantes elementos na educação da criança, pois reúnem em uma única ação o jogo e a música. Tem por finalidade oferecer à criança de maneira natural pela utilização das atividades de marcha, corrida, salto, galope etc., um primeiro desenvolvimento corporal e as virtudes sociais indispensáveis à vida.
Para CÁRDENAS (1981, p.10) o brinquedo cantado é de fundamental importância do ponto de vista Pedagógico na fase escolar, pois exerce papel psicosocial dentro de um grupo, para a formação da personalidade, constituindo, assim, uma base no processo de sociabilização da criança.
Este elemento do Folclore, é sem dúvida, uma atividade de grande valor educativo. É uma modalidade de jogo muito simples e, por incluir tradição, música e movimento, se constitui em um poderoso agente de interação.
Na escola, o papel do professor é fundamental para a divulgação dos brinquedos cantados folclóricos ou não . Vale lembrar que é exatamente na fase inicial da escolarização (04 aos 07 anos) o período de melhor, aceitação pela criança, pelo fato da criança experimentar de maneira autêntica suas emoções, e por ser a criança mais receptiva.
De um modo geral, os objetivos visados com o ensino dos brinquedos cantados, podem ser assim resumidos, segundo NOVAES (1986, p.7)
A. Contribuir para o desenvolvimento das coordenações sensório-motoras;
B. Educar o senso do ritmo;
C. Favorecer a socialização;
D. Desenvolver o gosto pela música;
E. Perpetuar tradições folclóricas;
F. Proporcionar contato sadio entre crianças de ambos os