Evolução do trabalho
Barcos e Portos Marítimos
Turma: EAC12
Ano Lectivo: 2013/2014
Professor(a): Armando Fino Gomes
Disciplina: Área de Integração
Escola: Agrupamento de Escolas do Fundão
Definição de Trabalho
Podemos definir trabalho como qualquer actividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objectivo é fazer, transformar ou obter algo. O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível actual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento económico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.
Evolução dos Barcos
Os barcos têm evoluído de uma forma bastante significativa. Os barcos de hoje comparados aos de antigamente conseguem levar mais carga, andar a maiores velocidades e ter mais segurança que é o mais importante pois o trabalho no mar é bastante perigoso.
O primeiro barco a ser construído foi a jangada. Foi construída pelos homens primitivos quando estes perceberam que vários troncos das árvores flutuavam e por isso juntaram-nos dando-lhes então o nome de jangada. Os primeiros barcos a aparecer foram os gregos, o barco á vela e as Naus. Mas foi só a partir do século XVII que começaram a ser construídos grandes navios através do galeão construído pelos ingleses que estes usavam para a guerra e com a criação do barco a vapor.
Navio-Museu Santo
André
O Navio-Museu Santo André foi um navio de pesca do bacalhau português. Foi construído em 1948 num estaleiro dos Países Baixos, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro, como um arrastão de bacalhau, de arrasto lateral.
Características
Comprimento total: 71,40 metros
Boca máxima: 11,00 metros
Pontal de construção: 6,00 metros
Potência propulsora: Motor Verkspoor 1 700 HP
Capacidade dos porões: 20 000 quintais