empreendedorismo
Portugal é designado oficialmente de Republica Portuguesa. Caracteriza-se como soberana, baseada na dignidade da pessoa humana, empenhada na construção de uma sociedade justa, livre e solidária. Os órgãos de soberania são o Presidente da Republica, a Assembleia da Republica, o Governo e os Tribunais. Como regulação do Estado de Direito, a Constituição estabelece um conjunto de direitos, liberdades e garantias. No que diz respeito às características das instalações bem como aos seus requisitos, pode-se encontrar tudo regulamentado no Decreto-Regulamentar nº 20/2008, de 27/11.
2.1.4 – Contexto tecnológico
O contexto tecnológico designa um grupo de variáveis contextuais com influência no desempenho e na atividade de uma empresa. A tecnologia tornou-se um fator estratégico de crescimento e competitividade interna. Atualmente é essencial que as empresas tenham progressos tecnológicos para assim se manterem competitivas face às suas concorrentes.
2.2 – Meio envolvente transacional
Clientes
Na análise do meio transacional, podem-se identificar como possíveis clientes a população residente na cidade de Portalegre, trabalhadores não residentes que dependentes desta condição tomam diariamente as suas refeições em restaurantes, e turistas, contribuindo também assim para a dinamização turística do Distrito.
Fornecedores Quanto aos fornecedores, serão na sua maioria produtores da região alentejana, tirando partido assim dos produtos regionais de excelente e reconhecida qualidade, bem como a sua promoção.
Concorrentes O projeto insere se no sector da restauração, assim, identificam-se como concorrentes todos os estabelecimentos de restauração da cidade, estabelecimentos estes com bases na restauração tradicional, o que nos confere uma vantagem em relação a estes, uma vez que este projeto se caracteriza pela sua visão direcionada para o futuro e a inovação características cada vez mais