Resenha Crítica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
FARMACOLOGIA APLICADA
TAINAH LAGE
RESENHA CRÍTICA
Salvador
2014
HIPERTENSÃO ARTERIAL NO IDOSO: PECULIARIDADES NA FISIOPATOLOGIA, NO DIAGNÓSTICO E NO TRATAMENTO
O artigo traz a abordagem das formas de diagnóstico, tratamento e a fisiopatologia da hipertensão arterial sistêmica no idoso e afirma que 1) a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a principal doença crônica que acomete a população idosa; 2) os portadores dessa doença apresentam maior risco de serem acometidos por outras doenças cardiovasculares.
Na introdução os autores nos apresentam dados de quantos idosos da cidade de São Paulo possuem a HAS, e ao decorrer do artigo são dadas informações sobre o envelhecido das artérias, as alterações associadas ao envelhecimento, as consequências fisiopatológicas, o diagnostico e por fim o tratamento.
A primeira observação que fiz foi a ausência de metodologia, que em qualquer tipo de artigo deve existir. Portanto, não sabemos quais os critérios de exclusão e inclusão utilizados e nem o tipo de artigo desenvolvido, por exemplo. Para mim, essa carência de uma metodologia enfraquece a credibilidade da pesquisa. Apesar disso, o artigo apresenta va´rias informações sobre a doença, e segue uma sequência lógica bem feita, permitindo a ligação das informações para o leitor.
Ele é rico em dados estatísticos, traz informações singulares que são essenciais na abordagem clínica, como por exemplo, quanto ao diagnóstico: apesar da aferição da PA no idoso ser igual a de um adulto, no idoso é preciso ter atenção às peculiaridades Pseudo – hipertensão, Hipertensão do avental branco, Hiato auscultatório, Hipotensão ortostática (HO), entre outras; No tratamento: a terapia combinada com doses baixas de 2 ou mais medicamentos reduz mais a PA do que a utilização de um só medicamento com doses altas e o tratamento da HAS reduz consideravelmente a