Patologias diversas
Conceito: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante.
Fisiopatologia:
Insuficiência Renal Aguda (IRA)
Conceito: IRA é definida como a redução aguda da função renal em horas ou dias. Refere-se principalmente a diminuição do ritmo de filtração glomerular e/ou do volume urinário, porém, ocorrem também distúrbios no controle do equilíbrio hidro-eletrolítico e ácidobásico.
Fisiopatologia:
Fisiopatologia da insuficiência renal aguda (IRA) pré-renal:
A IRA pré-renal ocorre nos estados de hipoperfusão. A queda da pressão arterial estimula os barorreceptores do seio carotídeo e os cardíacos, que respondem com ativação dos sistemas simpático e renina-angiotensina-aldosterona. Aumentam-se os níveis de noradrenalina, angiotensina II e vasopressina, que, em conjunto, determinam redução do fluxo para pele, músculo e território esplâncnico, priorizando a perfusão cerebral e cardíaca. Com a redução da perfusão esplâncnica, a perfusão renal e a taxa de filtração glomerular serão preservadas por mecanismos compensatórios: vasodilatação da arteríola aferente (mediada por óxido nítrico e prostaglandinas) e vasoconstrição da arteríola eferente (mediada pela angiotensina II).
Quando os mecanismos compensatórios são sobrepujados, em geral com pressão sistólica menor que 80 mmHg, dá-se a IRA pré-renal. A IRA pode ocorrer mais precocemente em idosos, em pacientes já com comprometimento renal por hipertensão ou diabetes, em uso de inibidores de cicloxigenase e/ou inibidores da enzima conversora da angiotensina. Quando a hipoperfusão é mais grave ou mais prolongada, pode evoluir para forma renal – necrose tubular aguda isquêmica.
Fisiopatologia da insuficiência renal aguda (IRA) isquêmica:
Quando os fatores determinantes da IRA pré-renal não são corrigidos, há a evolução para lesão morfológica das células